Beskrivningar av goda svar: SV – Portugisiska, kort lärokurs

17.3.2022

Slutgiltiga beskrivningar av goda svar 17.5.2022

Grunderna enligt vilka bedömningen gjorts framkommer i de slutgiltiga beskrivningarna av goda svar. Uppgiften om hur bedömningsgrunderna tillämpats på examinandens provprestation utgörs av de poäng som examinanden fått för sin provprestation, de slutgiltiga beskrivningarna av goda svar och de föreskrifter gällande bedömningen som nämnden gett i sina föreskrifter och anvisningar. De slutgiltiga beskrivningarna av goda svar innehåller och beskriver inte nödvändigtvis alla godkända svarsalternativ eller alla godkända detaljer i ett godkänt svar. Eventuella bedömningsmarkeringar i provprestationerna anses vara jämställbara med anteckningar och sålunda ger de, eller avsaknaden av markeringar, inte direkta uppgifter om hur bedömningsgrunderna tillämpats på provprestationen.

Fulla poäng kan endast ges för ett svar som inte innehåller felaktig information.

Provprestationerna får inte kopieras. De är sekretessbelagda handlingar.

Anvisningarna om bedömningstjänsten för det elektroniska provet är åtkomliga på nämndens webbplats via länken:
https://www.ylioppilastutkinto.fi/sv/bedomningstjanstens-anvisningar-for-larare

De kriterier utifrån vilka uppgifter 12–13 bedöms finns beskrivna i en särskild tabell i studentexamensnämndens föreskrifter om proven i det andra inhemska språket och främmande språk.
https://www.ylioppilastutkinto.fi/images/sivuston_tiedostot/Ohjeet/Koekohtaiset/sprakproven_foreskrifter_sv.pdf

Fel/problemställen markeras alltid med understrykning. Varje understrykning behöver inte kommenteras verbalt, men om man så vill kan vilket ställe som helst preciseras i kommentarsfältet.

Parte 1: Compreensão de texto

1. Legendagem vs. dobragem 9 p.

1.1 O que é que se diz dos portugueses? 3 p.

  • Não estão acostumados à dobragem. (3 p.)

1.2 Hur fördelar sig populariteten för textning och dubbning i Belgien? Svara kort på svenska. 6 p.

I de fransktalande delarna föredrar man dubbning(3 p.) och i de delar där man talar holländska föredrar man textning/ och i de delar där man talar holländska föredrar man att se programmen med originalspråk. (3 p.)

2. Práticas ecológicas de Rayssa Bratillieri 12 p.

2.1 Rayssa är vegetarian. På vilka andra sätt vill hon skydda naturen? Svara kort på svenska. 6 p.

Genom att kompostera matrester (3 p.) och minska användningen av plast. (3 p.)

2.2 Hur fick Rayssa en ekologisk deodorant? Svara kort på svenska. 3 p.

Hon gjorde deodoranten själv. (3 p.)

2.3 Vad fick Rayssa att byta till en bambutandborste? Svara kort på svenska. 3 p.

Att en (/hennes mormors) plasttandborste fortfarande inte hade förmultnat. (3 p.)

3. Hortaliças e fruta na cesta 10 p.

3.1 Em frente temos vários tomates. 1 p.

  • Certa (1 p.)

3.2 As cebolas estão junto com as couves-flores. 1 p.

  • Errada (1 p.)

3.3 Na cesta vemos duas cenouras. 1 p.

  • Certa (1 p.)

3.4 Dois dos pimentões são amarelos. 1 p.

  • Errada (1 p.)

3.5 Na imagem há muitas batatas. 1 p.

  • Errada (1 p.)

3.6 Todas as couves estão dentro da cesta. 1 p.

  • Errada (1 p.)

3.7 Os limões estão à direita, ao lado dos pimentões. 1 p.

  • Errada (1 p.)

3.8 Os brócolos estão detrás dos pimentões. 1 p.

  • Certa (1 p.)

3.9 Há vários cachos de bananas. 1 p.

  • Errada (1 p.)

3.10 As uvas estão em cima da beringela. 1 p.

  • Errada (1 p.)

4. Falas adequadas 12 p.

4.1 O que diz a rececionista? 3 p.

  • Substituímo-la com outra obra. (3 p.)

4.2 O que diz o Jorge? 3 p.

  • Sinto muito, querida. Paciência. (3 p.)

4.3 O que diz a Helena? 3 p.

  • Faz falta no arroz. (3 p.)

4.4 O que diz o empregado? 3 p.

  • Só um momento, volto já. (3 p.)

5. Cidades que se livram de carros 18 p.

5.1 Hur är tidsrymderna en månad och 106 dagar kopplade till beslutet att minska biltrafiken i São Paulo? Svara kort på svenska. 6 p.

  • São Paulo-bor som kör bil använder en månad per år till arbetsresor. (3 p.)
  • Bilisterna använder hundrasex dagar av sitt liv till att leta efter parkeringsplats. (3 p.)

5.2 Qual a situação em Madrid? 3 p.

  • A área sem carros está a aumentar. (3 p.)

5.3 O que se diz de Hamburgo? 3 p.

  • Circular sem carro tornou-se uma opção atraente. (3 p.)

5.4 Porque é que a popularidade de bicicletas aumentou em Copenhaga? 3 p.

  • Queriam diminuir os problemas provocados pelos carros. (3 p.)

5.5 O que é que os pedestres poderão fazer em Helsinque? 3 p.

  • Usar o transporte público duma maneira inovativa. (3 p.)

6. Pensamentos 7 p.

6.1 Eu gosto de pedir as bebidas para levar e tomá-las ao ar livre. 1 p.

  • D (1 p.)

6.2 A leitura é o meu passatempo favorito. Tenho a mochila cheia de livros. 1 p.

  • G (1 p.)

6.3 Acabei de comprar novos óculos virtuais e agora não consigo parar de usá-los. 1 p.

  • H (1 p.)

6.4 Sei que fumar faz mal à saúde. Admito que é um hábito perigoso. 1 p.

  • C (1 p.)

6.5 Eu quero sempre que os meus sapatos e a t-shirt sejam da mesma cor. 1 p.

  • F (1 p.)

6.6 Gosto de ouvir música no meu telemóvel, especialmente ao patinar. 1 p.

  • B (1 p.)

6.7 Embora não possa andar, consigo fazer muitas coisas interessantes. 1 p.

  • I (1 p.)

7. Cobras de Portugal 9 p.

7.1 O que é que une a cobra-rateira, a cobra-de-ferradura e a cobra-de-água? 3 p.

  • São cobras de um tamanho grande. (3 p.)

7.2 Qual é a ameaça principal às cobras? 3 p.

  • As estradas que as isolam. (3 p.)

7.3 O que é que se diz dos gatos? 3 p.

  • Perturbam o equilíbrio natural. (3 p.)

8. Hora bem, hora mal 3 p.

8.1 Qual é a consequência do horário de verão? 3 p.

  • Algumas pessoas talvez não trabalhem com eficácia. (3 p.)

Parte 2: Estrutura e vocabulário

9. Quer lembrar-se de alguma coisa, escreva-a num papel 10 p.

9.1 1 p.

  • dizem (1 p.)

9.2 1 p.

  • à (1 p.)

9.3 1 p.

  • haja (1 p.)

9.4 1 p.

  • Enquanto (1 p.)

9.5 1 p.

  • que (1 p.)

9.6 1 p.

  • realizaram (1 p.)

9.7 1 p.

  • lerem (1 p.)

9.8 1 p.

  • qualquer (1 p.)

9.9 1 p.

  • Porém (1 p.)

9.10 1 p.

  • por (1 p.)

10. A polémica tatuagem do namorado 10 p.

10.1 1 p.

  • o que (1 p.)

10.2 1 p.

  • do (1 p.)

10.3 1 p.

  • um problema (1 p.)

10.4 1 p.

  • encontrar (1 p.)

10.5 1 p.

  • confrontá-lo (1 p.)

10.6 1 p.

  • acreditava (1 p.)

10.7 1 p.

  • teria feito (1 p.)

10.8 1 p.

  • tira (1 p.)

10.9 1 p.

  • tentasse (1 p.)

10.10 1 p.

  • deles (1 p.)

11. Regras de casa 10 p.

11.1 Complete utilizando a expressão adequada ao contexto. 2 p.

  • lavem os dentes (2 p.)

11.2 Complete utilizando a expressão adequada ao contexto. 2 p.

  • façam os deveres (2 p.)

11.3 Complete utilizando a expressão adequada ao contexto. 2 p.

  • arrumam o quarto (2 p.)

11.4 Complete utilizando a expressão adequada ao contexto. 2 p.

  • levassem o lixo (2 p.)

11.5 Complete utilizando a expressão adequada ao contexto. 2 p.

  • passeiem o cão (2 p.)

Parte 3: Expressão escrita

12. Expressão escrita curta 33 p.

12.1 Redação 33 p.

    12.2 Redação 33 p.

      13. Expressão escrita extensa 66 p.

      13.1 Redação 66 p.

        13.2 Redação 66 p.